Os desafios do crédito no Paraná

Representantes das cooperativas de crédito Cresol, Sicoob e Sicredi discutem formas de amenizar os custos do crédito durante o Fórum de Gestão Empresarial

Desafios do Crédito no Paraná – Acesso mais fácil e custos menores. Este foi o tema do primeiro painel ocorrido durante a quinta edição do Fórum de Gestão Empresarial, realizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) nesta sexta-feira, 11 de agosto de 2023, no auditório UP Experience, da Universidade Positivo, em Curitiba.

Este painel foi mediado pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken e contou com a participação do diretor-presidente do Sicoob Central Unicoob, de Márcio Gonçalves; do presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé, e do presidente da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba, Marcio Zwierewicz.

Cooperativismo de crédito

O mediador Roberto Ricken destacou o crescimento do cooperativismo no Brasil nos últimos 40 anos e agradeceu aos organizadores do Fórum pela inclusão deste tema no debate. “Vocês colocarem o cooperativismo de crédito como primeiro painel deste Fórum é uma distinção para nós. É o reconhecimento da importância que o setor tem no Paraná”, afirmou Ricken. Ele destacou que hoje das 223 cooperativas existentes no Paraná, 54 são cooperativas de crédito. Dos 3,2 milhões de paranaenses associados às cooperativas de créditos, mais de 2,8 milhões estão operando no crédito. “No plano safra 2022/23 nós devemos participar com 37% do financiamento. A grande diferença hoje é que o Banco Central confia em nós e a sociedade conhece o cooperativismo”, disse.

Cooperativismo

O presidente da Cresol, Alzimiro Thomé, fez uma apresentação do potencial da Cresol no Brasil, que tem 28 anos de atividade e hoje conta com 774 agências, além das agências virtuais humanizadas. Ele reforçou o potencial das cooperativas de créditos e disse que elas trabalham com muitos recursos financeiros para atender aos projetos dos micro, pequenos e médios empresários.

O presidente do Sicoob Central Unicoob, Márcio Gonçalves, e o presidente da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba, Marcio Zwierewicz, falaram sobre o perfil das suas cooperativas, da importância do sistema para o desenvolvimento dos cooperados, abordaram geração de empregos, números de atendimentos, público-alvo e responderam a diversas perguntas do público.