Paraná é o primeiro estado da força-tarefa brasileira a entrar em operação na Venezuela

A equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná foi a primeira da força-tarefa brasileira a iniciar as operações de busca e resgate na Venezuela neste sábado (27), atuando em La Guaira, uma das regiões mais atingidas pelo terremoto de quarta-feira (24). Com apoio de dois cães farejadores, os militares fazem a avaliação das estruturas danificadas, localizam possíveis vítimas sob os escombros e auxiliam no direcionamento das equipes de resgate. Segundo os bombeiros, o cenário é de destruição, com milhares de pessoas nas ruas à procura de familiares.

A missão brasileira desembarcou em Caracas na sexta-feira (26) e reúne 44 integrantes, entre bombeiros do Paraná, São Paulo e Minas Gerais, além de profissionais da saúde e da Anatel. O Paraná enviou dez bombeiros, dois cães de busca e cerca de quatro toneladas de equipamentos especializados. Os militares integram a equipe BRA-01, especializada em busca e resgate em estruturas colapsadas, enquanto o comando do Corpo de Bombeiros do Paraná acompanha o avanço das operações diretamente de Curitiba.