Paraná ganha novas Unidades de Conservação para proteção ambiental e desenvolvimento sustentável

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta terça-feira (3), os decretos de criação de duas novas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) no município de Pinhão, no Paraná: Faxinal São Roquinho, com 1.231,5 hectares, e Faxinal Bom Retiro, com 1.576,5 hectares. As áreas visam preservar as florestas de araucárias e garantir a reprodução dos modos de vida tradicionais dos povos faxinalenses, que manejam de forma sustentável recursos como erva-mate, pinhão e criação coletiva de animais.

Além das duas RDS, foi assinado o decreto que estabelece, após mais de duas décadas de espera, os limites definitivos do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, localizado na Serra do Mar, no Paraná. A medida fortalece a gestão da unidade, permitindo a elaboração do plano de manejo e o recebimento de recursos financeiros de compensação ambiental, essenciais para a conservação da biodiversidade local.

As novas unidades de conservação foram propostas pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e integram a agenda nacional de proteção ambiental. A cerimônia de assinatura, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, também marcou a abertura das celebrações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

Informações do Estadão/Foto: Acervo COCUC