Paraná tem a melhor malha rodoviária da região Sul, aponta pesquisa da CNT

itou contratos com objetivo semelhante, mas possuem um volume de tráfego de veículos muito mais expressivo, e aliado a fatores como o não funcionamento das balanças rodoviárias nas antigas praças de pedágio, estão enfrentando um desafio muito maior para manter a qualidade do pavimento”, completou.

MAIS DE R$ 1 BILHÃO – Nos últimos 12 meses, o DER/PR investiu R$ 1.063.781.381,69 em novas iniciativas de conservação e manutenção de sua malha rodoviária, destacando-se o Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Paraná (Proseg Paraná), o programa de conservação Proconserva, e o programa Integra Paraná, além de iniciativas como o atendimento a todas as rodovias do Anel de Integração com serviços de operação de tráfego, que incluem guinchos mecânicos leves e pesados, veículo de inspeção, veículo de apoio ao Corpo de Bombeiros, veículo boiadeiro para lidar com animais soltos na pista, e central de atendimento 24h pelo telefone 0800-400-0404.

O DER/PR conta, ainda, com licitações em andamento para conservação do pavimento com orçamento estimado de R$ 692.516.710,82, além de licitações para reforma de mais de 80 obras de arte especiais (pontes, viadutos, trincheiras e passarelas).

Dentro destas iniciativas de conservação do pavimento estão contratos dedicados a corredores logísticos que necessitam de manutenções mais frequentes, como a PRC-280 no Sudoeste, entre Palmas e Marmeleiro, e a PR-092 no Norte, entre Wenceslau Braz e Andirá.

Fonte: Aen Pr / Foto:  DER