Paraná terá cobertura meteorológica mais moderna do Brasil

O governador Ratinho Junior autorizou a licitação do projeto Monitora Paraná, que prevê a instalação de três novos radares meteorológicos de última geração com investimento de R$ 70,4 milhões. Os equipamentos — do tipo Doppler com polarização dupla — serão instalados em Jandaia do Sul, Campo Magro e Pontal do Paraná, e trarão maior precisão na previsão de eventos climáticos extremos, como chuvas intensas e estiagens prolongadas. O radar de banda S, com maior alcance, será integrado à futura sede da UFPR em Jandaia.

O projeto é conduzido pelo Simepar e Instituto Água e Terra (IAT), com recursos provenientes da indenização paga pela Petrobras após o vazamento de óleo no Rio Iguaçu em 2000. Essa nova rede híbrida de radares ampliará a capacidade do Paraná de monitorar o clima com altíssima precisão, beneficiando diretamente o setor agrícola e a segurança da população. A sobreposição dos sistemas evitará “pontos cegos” e permitirá respostas mais rápidas a desastres naturais.

Além de fortalecer o monitoramento ambiental, o investimento faz parte de um conjunto de ações de reparação ambiental financiadas com os recursos da indenização da Petrobras, que somam R$ 1,2 bilhão. A verba será aplicada em conservação ambiental, proteção de mananciais, parques públicos e ações de educação ambiental. Parte do montante será destinada a projetos apresentados por Araucária e municípios da bacia do Alto Iguaçu, os mais afetados pelo desastre.