Parceria entre Senar-PR e Sedest amplia capacitação na gestão de colmeias do Poliniza Paraná

O SENAR-PR e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) assinaram, no dia 13, um termo de cooperação técnica para capacitar os gestores dos municípios que participam do Poliniza Paraná, projeto que visa conservar as abelhas nativas sem ferrão (ASF) e divulgar a importância do seu serviço ecossistêmico na polinização. A parceria também tem como objetivo ampliar a educação ambiental do projeto, com a distribuição de livretos educativos sobre as ASFs por meio do Programa Agrinho.

A parceria vai oferecer cursos de capacitação aos gestores fiscais dos municípios e das Unidades de Conservação Estaduais, responsáveis pela fiscalização e pelo acompanhamento do meliponário instalado em seus territórios. A capacitação vai abordar temas diversos como a biologia, a ecologia, a instalação e a sanidade das ASFs, bem como fomentar a utilização de material didático para trabalhar o tema da meliponicultura nas escolas.

Como o SENAR-PR tem uma longa experiência na capacitação de produtores rurais e de agentes públicos, com mais de 30 anos de atuação, vai disponibilizar instrutores capacitados e material didático de qualidade para os cursos de capacitação dos gestores fiscais.

Continue lendo