PCPR deflagra operação contra grupo de tráfico que movimentou R$ 52 milhões

Na manhã desta terça-feira (15), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) realiza uma operação contra uma organização criminosa envolvida no tráfico interestadual de drogas, com atuação no Sudoeste do Estado. A ação ocorre em Francisco Beltrão, Manfrinópolis, Três Barras do Paraná (PR) e Chapecó (SC), com o cumprimento de 37 mandados judiciais — sendo 13 de prisão preventiva e 24 de busca e apreensão — além do sequestro de veículos e bloqueio de contas bancárias.

A investigação começou em junho de 2023, após a apreensão de cinco toneladas de maconha em Francisco Beltrão. O grupo utilizava rotas fronteiriças para trazer drogas, armazená-las em áreas rurais e distribuí-las a outros Estados, principalmente Santa Catarina. Para lavar o dinheiro do tráfico, movimentaram mais de R$ 52 milhões por meio de empresas e contas de familiares.

Durante as investigações, outras cargas expressivas de drogas foram apreendidas em São Paulo, Goiás e Minas Gerais, ligadas à mesma organização. O líder do grupo vivia em um imóvel de alto padrão e utilizava laranjas para registrar empresas e ocultar a origem ilícita do dinheiro. A operação conta com apoio aéreo e cães farejadores.

Foto: PCPR