Porto de Paranaguá reforça parceria com China

O vice-ministro dos Transportes da China, Wang Gang, visitou nesta quinta-feira (15) o Porto de Paranaguá, no Paraná, como parte de uma missão diplomática voltada ao fortalecimento do acordo de cooperação entre Brasil e China no setor de transportes. A comitiva chinesa foi recebida pelo diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, que destacou os investimentos contínuos para ampliar a capacidade operacional do terminal.

Durante a visita, Wang Gang ressaltou a importância estratégica do porto paranaense para a China e afirmou que há planos para ampliar os investimentos no local, especialmente no terminal de contêineres, administrado pelo conglomerado chinês China Merchants Group (CMG).

O Porto de Paranaguá é um dos principais canais de exportação de commodities brasileiras para a China. Entre os produtos enviados estão soja em grão, farelo de soja, pastas químicas e carnes congeladas. Em 2024, o porto já exportou mais de 13 milhões de toneladas para o país asiático, sendo 3,3 milhões apenas entre janeiro e março.

Com destaque para a carne de frango congelada — onde o porto lidera como maior corredor de exportação do mundo, escoando cerca de 48% da produção nacional — Paranaguá consolida-se como um ponto estratégico para o comércio bilateral. No total, responde por aproximadamente 30% do escoamento de carnes bovina, suína e de aves produzidas no Brasil.

A visita reforça os laços comerciais entre os dois países e indica novas oportunidades de investimento e cooperação logística, especialmente em um momento de fortalecimento das exportações brasileiras para o mercado chinês.

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná