Programa Bons Olhos Paraná inicia atendimentos oftalmológicos em estudantes da rede pública
O programa Bons Olhos Paraná, iniciativa do Governo do Estado com investimento de cerca de R$ 5,5 milhões, já começou a oferecer consultas e exames oftalmológicos gratuitos para estudantes da rede pública em 93 municípios paranaenses. A meta é realizar 67 mil atendimentos até julho de 2025, promovendo a saúde visual e contribuindo com o desempenho escolar das crianças.
Os primeiros atendimentos ocorreram nos municípios de Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, e Antonina, no Litoral. Em Antonina, a ação acontece até quarta-feira (09) e, em Itaperuçu, vai até segunda-feira (15). Os exames são realizados em estruturas móveis, como uma carreta e um ônibus adaptados como consultórios, que irão percorrer o estado.
Na primeira etapa, os alunos passam por triagem e credenciamento. Aqueles com sinais de problemas visuais são encaminhados para exames mais detalhados, como retinografia, mapeamento de retina e biomicroscopia. Alunos diagnosticados receberão gratuitamente óculos de grau com lentes antirreflexo e armações de acetato, podendo escolher entre diversos modelos.
Além de melhorar o aprendizado, o programa também atua na prevenção da cegueira infantil e da baixa visão. Em casos mais graves, os estudantes serão encaminhados para tratamento na rede estadual de saúde.
Para muitas famílias, como a de Juliana Maiara de Souza, mãe de um aluno autista de Itaperuçu, o programa é uma oportunidade inédita. A ação é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (Sedef), com apoio das secretarias municipais. Ao todo, mais de 10 mil óculos serão distribuídos gratuitamente ao longo do programa.