Quero ser prefeito do Lula em Curitiba, diz Zeca Dirceu
O deputado federal Zeca Dirceu (PT) apontou a Tarifa Zero, Minha Casa Minha Vida, Orçamento Participativo, entre outras propostas, que podem integrar o plano de governo na disputa da prefeitura de Curitiba nas eleições municipais de outubro. “Eu tive o privilégio e a ousadia de ser prefeito muito jovem em Cruzeiro do Oeste. Sou disciplinado, tenho vontade de aprender e o compromisso com o povo de Curitiba. Tenho a experiência de todos os programas do PT e também considero que Curitiba, como uma cidade inovadora, tem condições de ser a primeira capital brasileira a implantar a tarifa zero no sistema de transporte urbano”, disse o deputado na noite desta quarta-feira, 12, ao jornalista Rogério Galindo do portal Plural.
Zeca Dirceu participou da série de entrevistas que o Plural está fazendo com os pré-candidatos a prefeito de Curitiba. A íntegra da entrevista está postada no canal do portal no Youtube. “Quero conhecer cada vez mais a cidade, aprender sobre tudo aquilo que já deu certo, compreender a grandiosidade dos problemas e as complexidades. Tenho aquilo que é essencial para a boa política: faço política com transparência, honestidade e seriedade. O governo se faz com participação popular e junto com as entidades, associações, sindicatos, servidores públicos, institutos, universidades. O povo deve e vai participar das decisões”, disse.
Zeca Dirceu pede que o PT de Curitiba e os partidos da federação (PCdoB e PV) reajam e lutem para a decisão (da escolha do candidato a prefeito) seja definida na instância municipal e que a presidente nacional do partido, deputada Gleisi Hoffmann, reveja a estratégia de apoiar candidatos de outros partidos, como a atual pré-candidatura do deputado Luciano Ducci (PSB).
Pesquisas
“Essa decisão não pode ser tomada em São Paulo, Brasília ou ainda pela direção partidária nacional. Quero fazer um apelo ao diretório estadual para também encampar a luta da candidatura própria em Curitiba e fazer um apelo a presidenta Gleisi que reveja essa estratégia de apoio ao Luciano Ducci”, argumentou.
O deputado ainda sustenta que sua pré-candidatura vai representar o presidente Lula e que o histórico de votações de Ducci na Câmara dos Deputados não compactua com as bandeiras e o posicionamento do PT no Congresso Nacional.”Não é nada pessoal, tenho um bom relacionamento com ele (Ducci) na Câmara”, disse.
“Ele (Ducci) não está assumindo compromisso na construção da reeleição do presidente Lula em 2026 e pela que as pesquisas mostram não é uma candidatura para ganhar. Eu quero ser candidato do Lula para prefeito de Curitiba”, completou.
Experiência
Zeca Dirceu foi prefeito de Cruzeiro do Oeste, no Noroeste do Paraná, por dois mandatos, entre janeiro de 2005 e março de 2010. Seu governo foi marcado pela implantação do orçamento participativo – “tínhamos a experiência de Porto Alegre” – e de investimento educação (escola em tempo integral) e saúde (extensão dos horários de atendimento dos postos de saúde). E ainda por aprovar os projetos no governo federal.
Pela prefeitura de Cruzeiro do Oeste, Zeca Dirceu recebeu os prêmios Amigo da Criança (Fundação Abrinq), Terra Fértil (Emater), Prefeito Empreendedor (Sebrae) e Paraná Sorridente (Ministério da Saúde). “A Folha de São Paulo fez uma pesquisa durante os meus mandatos de prefeito, de quais eram as cidades do Brasil que mais receberam investimento do governo federal do ponto de vista per capita e Cruzeiro do Oeste ganhou de Curitiba”, disse.
Os dois governos em Cruzeiro do Oeste com mais de 70% de aprovação alçaram Zeca Dirceu a quatro eleições consecutivas na Câmara dos Deputados. “Eu tenho as portas abertas em Brasília e uma relação republicana no Estado, sei o caminho das pedras, e junto com o PT, PV, PCdoB, os partidos da frente ampla (PSB e PDT) e o povo de Curitiba, vou colocar os projetos debaixo do braço e trazer grandes investimentos na saúde, educação, segurança, no social, esporte, cultura, lazer, juventude, cultura e meio ambiente”.
“Vamos cuidar das pessoas, dos curitibanos, das famílias e das crianças. Vamos encontrar as soluções dos problemas que afetam os bairros e as comunidades, vamos cuidar da drenagem urbana, solo, rios, parques, da mobilidade, do transporte urbano, das ruas e avenidas. Curitiba é admirada por todos e com condições de garantir a plena cidadania a todos os seus moradores”, disse o deputado que completa 46 anos no próximo 21 de junho.