Receita Federal informa as novas regras do Imposto de Renda 2023

As novas regras do Imposto de Renda 2023 foram divulgadas nesta segunda (27) pela Receita Federal. Uma das principais novidades é de que os contribuintes que escolherem receber a restituição via Pix entrarão na lista de prioridades da Receita Federal. Neste ano, o prazo para a entrega das declarações será do dia 15 de março a 31 de maio.

Segundo o órgão, para aproveitar essa novidade, os contribuintes devem utilizar a declaração pré-preenchida e escolherem a opção de recebimento da restituição via Pix — apenas a chave CPF será aceita. Assim, a nova lista de prioridades do lote de restituição será a seguinte:

-Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
-Idosos com idade igual ou superior a 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave;
-Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
-Contribuintes que utilizaram a pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por Pix;
-Demais contribuintes.

Tradicionalmente, a entrega da declaração do Imposto de Renda começa no início de março. Porém, segundo o órgão, essa alteração para o meio do mês tem como objetivo permitir com que os contribuintes contem com os benefícios da declaração pré-preenchida desde o início do prazo.

Além disso, o objetivo da Receita Federal é de que as futuras campanhas do Imposto de Renda sigam esse novo calendário daqui em diante.

Imposto de Renda 2023: Datas dos lotes
Confira o calendário dos lotes de restituição do Imposto de Renda 2023:

-Primeiro lote: 31 de maio;
-Segundo lote: 30 de junho;
-Terceiro lote: 31 de julho;
-Quarto lote: 31 de agosto;
-Quinto e último lote: 29 de setembro.

De acordo com o Leão, os lotes são fechados por volta do dia 10. Ou seja, se os contribuintes prioritários entregarem a declaração do imposto de renda antes do dia 10 de maio, a possibilidade de que a restituição seja liberada logo no primeiro lote é maior.

Quem deseja pagar a cota do imposto de forma única ou a 1º cota via débito automático, deverá enviar a declaração até dia 10 de maio.