Senac Ponta Grossa oferta cursos para setor hoteleiro da cidade

Um levantamento realizado pelo Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais e o Senac Ponta Grossa com os empresários do setor, identificou a possibilidade da abertura de 280 novas vagas de trabalho na cidade, desde que haja mão de obra qualificada.

“Em nossa pesquisa, funções como auxiliar de cozinha, pizzaiolo, zeladora, recepcionista, camareira e de organização de eventos foram os mais citados, então vemos um mercado carente e diversas oportunidades àqueles com desejo do primeiro emprego ou com desejo de explorar outras atuações”, ressalta o presidente do Sindicato, Daniel Wagner.

Um ofício com as informações foi apresentado ao Senac de Ponta Grossa, que se prontificou a realizar cursos de formação para atender à esta demanda dos hotéis e estabelecimentos do setor gastronômico da cidade.

Alguns dos cursos serão ofertados pelo Senac de forma gratuita para o Sindicato e para os alunos, através do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que tem por objetivo garantir o acesso à educação profissional de qualidade para pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos.

A gerente executiva do Senac PG, Meri Terezinha Messias Teixeira, pontua que a parceria se fortalece: “Através de uma reunião da diretoria onde o Senac se fez presente, percebemos o quanto podemos contribuir com a mão de obra qualificada no setor de hotelaria, gastronomia e eventos e da importância do nosso
papel como atores que tem em mãos as condições de ampliar a qualidade nos serviços oferecidos aos turistas e à população de Ponta Grossa”.

Para iniciar a parceria, o Senac vai ofertar o curso de Técnicas para Camareira em Meios de Hospedagem, pelo PSG, com início em 3 de julho. É importante que os inscritos estejam dispostos a preencher as vagas de emprego ofertadas pelos hotéis, caso sejam chamados.

No curso, os participantes terão acesso a aulas teóricas e atividades práticas, que acontecerão nos hotéis da cidade. Também aprenderão sobre o setor de governança nos hotéis, procedimentos de camareira, higiene e segurança no trabalho, utilização dos equipamentos, utensílios e carrinho de serviço, além de ética profissional, gestão do tempo e relações interpessoais.