Suzane Dobjenski assume o comando da Receita Estadual do Paraná

A Receita Estadual do Paraná, vinculada à Secretaria da Fazenda, vai direcionar seus projetos para um enfoque mais estratégico, que alia continuidade das ações anteriores à implementação de inovações e atenção à reforma tributária sobre o consumo, aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado. O novo rumo foi estabelecido pelo secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, à auditora fiscal Suzane Gambetta Dobjenski, que assumiu a direção do Fisco Estadual nesta quarta-feira (22). Ela é primeira mulher a comandar a instituição em seus 170 anos de história.

Suzane destaca que além de manter os projetos em andamento haverá atenção especial ao programa de conformidade fiscal com sua legislação e nos processos para sua implementação. “O programa de conformidade é o caminho do futuro, uma vez que representa uma inversão da pirâmide da administração tributária”, afirma a nova diretora. De acordo com ela, o processo deverá mirar naquilo que há de mais moderno em administração tributária, seja em outros estados ou internacionalmente.

O Confia Paraná, desenvolvido no âmbito do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado (Profisco II), adota uma abordagem mais colaborativa no relacionamento entre o Fisco e a sociedade, utilizando sistemas de monitoramento, gestão da recuperação de créditos, gestão da ação fiscal e promoção da autorregularização. Um objetivo será auxiliar os contribuintes paranaenses a cumprirem suas obrigações fiscais de forma eficiente. Automatizar serviços e reduzir a necessidade de ações fiscais são outras metas importantes do programa.

“O que faremos agora é continuar olhando para quem não cumpre obrigações corretamente e corrigir o rumo daquele que não o faz por desconhecimento ou por alguma outra particularidade. A intenção é levá-los para um nível acima da pirâmide, com mais conformidade”, diz a diretora.