TRE-PR recebe certificado do Selo Linguagem Simples 2024

Nesta terça-feira (29), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, recebeu o certificado do Selo Linguagem Simples 2024 em solenidade realizada na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília (DF). A distinção, entregue pela conselheira do CNJ Daiane Nogueira de Lira, é concedida às instituições que utilizam linguagem direta e compreensível na produção das decisões judiciais e na comunicação geral com a sociedade. 

Além do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, estiveram presentes no encontro a secretária de Comunicação e Multimídia do TRE-PR, Melissa Diniz Medroni, e o oficial de Gabinete Adwilhans Luciano de Souza. 

TRE-PR foi agraciado com o Selo em fevereiro deste ano, após análise de recurso interposto pela Justiça Eleitoral do Paraná. Nos últimos anos, o Tribunal desenvolveu diversas ações (como capacitações, cartilhas, projetos e Sessões Itinerantes) para promover o uso da linguagem simples por magistradas, magistrados, servidoras, servidores, cidadãs e cidadãos.

Linguagem simples no TRE-PR

A política de linguagem simples no âmbito da Justiça Eleitoral do Paraná foi instituída pela Portaria n° 448/2022, com o propósito de implementar um conjunto de práticas e instrumentos para a transmissão de informações de forma clara e objetiva para que todas as pessoas possam compreender o seu conteúdo.