Universidade Federal de Integração Latino-americana (Unila) completa 11 anos

A UNILA completou 11 anos, nesta terça-feira (12), em um cenário de pandemia que impôs desafios e mostrou a importância de estudos científicos desenvolvidos em universidades e instituições públicas de pesquisa. E é nesse contexto, portanto, que a UNILA inicia sua segunda década de existência, reafirmando seu papel como prestadora de serviço público de qualidade. Com protagonismo em diversas frentes de atuação no combate à covid-19, a UNILA segue contribuindo com mobilizações, solidariedade e desenvolvimento científico. O ano de 2021 também começa com um calendário acadêmico realizado de maneira remota e, ainda, com novos passos rumo à consolidação de estrutura própria da Universidade.

Segundo o reitor da UNILA, Gleisson Brito, nessa trajetória da UNILA, “são 11 anos prestando serviço público na área de ensino superior de qualidade no município de Foz do Iguaçu, voltado à Tríplice Fronteira e toda a nossa América Latina”. Ele destaca que um dos marcos recentes da Universidade foi o início, em 2020, da construção do campus Integração, cujo primeiro bloco tem previsão de entrega no primeiro semestre de 2021. Este ano, a UNILA continua nos avanços em infraestrutura, com a licitação do segundo bloco de sala de aulas, com capacidade para atender 575 estudantes por turno.

“Ao todo, após a conclusão dos dois blocos de aula, a UNILA contará com quase 8 mil metros quadrados de infraestrutura própria, caminhando, então, a passos largos para a nossa tão sonhada independência predial, que certamente contribuirá muito para a busca da excelência no ensino, na pesquisa, na extensão e nas atividades de gestão”, afirma Brito. O reitor também pontua que a conclusão dos dois blocos de aula permitirá que a UNILA tenha reduções significativas nos custos anuais de aluguel. “Com isso, a verba hoje destinada aos nossos locatários poderá ser investida nas atividades finalísticas da instituição – o ensino, a pesquisa e a extensão -, permitindo que a Universidade Federal da Integração Latino-americana galgue cada vez mais posições de maior destaque no cenário nacional, no que diz respeito ao ensino superior de qualidade”, complementa.

UNILA