UTFPR recebe nota máxima em avaliação do MEC

A nota final da instituição foi de 4,51, que garante o conceito máximo de 5. Essa conquista, segundo o reitor Everton Lozano, representa o esforço construído em todos os campi da UTFPR na última década, quando foi realizado o último recredenciamento institucional. “A busca pela excelência da nossa Universidade é reflexo do trabalho de toda a nossa comunidade, envolve nossos professores, técnicos-administrativos e estudantes. Essa conquista é de todos nós”, destaca.

Nos eixos de Infraestrutura e de Planejamento e Avaliação Institucional, que também compõem o conceito final, a Universidade foi classificada com as notas 4,12 e 4,0, respectivamente.

A avaliação institucional ocorre para que as instituições possam ser credenciadas ou recredenciadas junto ao MEC, tendo como referencial básico o resultado da avaliação in loco. Esse processo é conduzido pelo Inep, ocorre no contexto do fornecimento de referencial básico ao processo decisório de regulação e supervisão da educação superior, realizado pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC).

Adicionalmente, a avaliação atua para subsídio do conhecimento e da decisão por parte da sociedade em geral sobre a qualidade da educação superior no Brasil.

EAD também é conceito 5

Em 2019, a UTFPR também foi avaliada com nota 5 no processo de recredenciamento na modalidade Ensino à Distância. A análise foi feita pelos canais digitais e presencialmente entre 4 e 8 de agosto daquele ano.