Venda de bebidas mais fortes em estádios divide opiniões na Assembleia
A Assembleia Legislativa do Paraná realizou nesta quarta-feira (24) uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei nº 1156/2025, que autoriza a venda e o consumo, em estádios e demais recintos esportivos, de bebidas alcoólicas com teor de até 15%. O debate foi proposto pelo deputado estadual Paulo Gomes (PL), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, onde a matéria está em análise. O parlamentar se posicionou contra a proposta e argumentou que a ampliação do limite atual, hoje restrito principalmente à comercialização de cerveja e chope, pode aumentar episódios de violência entre torcedores.
Durante a audiência, representantes da segurança pública e parlamentares também manifestaram preocupação com os possíveis impactos da medida. O deputado Requião Filho (PDT) defendeu a manutenção das regras atuais, destacando riscos relacionados à segurança nos estádios e ao trânsito. Representando a Polícia Militar do Paraná, o tenente-coronel Bonifácio, comandante do Batalhão de Choque, afirmou que a corporação é contrária ao aumento do teor alcoólico permitido, por considerar que bebidas mais fortes podem contribuir para comportamentos agressivos e ampliar desafios no policiamento de eventos esportivos.
Foto: Valdir Amaral/Alep
