Viaje Paraná e Prefeitura de Curitiba debatem estratégias para fomentar o turismo
Representantes do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor vinculado à Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR), se reuniram nesta semana com o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, para discutir temas relacionados ao setor. Um dos aspectos debatidos durante o encontro foi a necessidade de atrair grandes eventos à cidade, outra forma de ampliar a presença da Capital no mercado estrangeiro.
Ao todo, o Paraná recebeu no ano passado mais de 894 mil turistas estrangeiros, sendo a terceira maior porta de entrada de viajantes internacionais no País. Ao lado de Foz do Iguaçu (Oeste), a Capital foi um dos principais destinos deste público.
O encontro serviu também para o alinhamento de futuras colaborações entre as gestões, com foco na promoção de Curitiba a nível nacional e internacional. O Viaje Paraná também já se reuniu com a Prefeitura de Foz do Iguaçu com foco no mesmo tipo de alinhamento.
Segundo Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, o órgão tem desempenhado um papel importante na promoção dos destinos turísticos do Estado. “Tivemos no ano passado algo próximo de 10 mil agentes de viagens e profissionais treinados e capacitados para apresentar o turismo paranaense dentro de suas áreas de atuação, sejam elas agências, operadoras e outros”, disse.
“Um dos papéis do serviço social autônomo é otimizar custos e fortalecer a presença do Paraná em feiras internacionais. A participação conjunta de Curitiba, Foz do Iguaçu e outros destinos do Estado em estandes únicos tem gerado resultados positivos”, explicou.