Com reformulação do seguro-desemprego, quem voltar ao mercado poderá receber parte do benefício

Segundo a Proposta de reformulação do seguro-desemprego do Ministério da Economia, Desempregados que conseguirem um novo trabalho com carteira assinada poderão receber uma parcela do seguro-desemprego a que teriam direito, A ideia é dar incentivos para empregados e empresas na recolocação do mercado formal de trabalho.

O novo formato prevê pagar a metade da primeira parcela do seguro-desemprego caso o trabalhador consiga um novo emprego durante o aviso prévio demissional ou antes do início do pagamento do benefício. Quem se recolocar no mercado antes de receber a segunda parcela ganhará o equivalente a 30% do que receberia na parcela.

Pela reformulação do programa, empresas que ajudarem na recolocação de profissionais também receberão incentivos com um desconto na multa do FGTS – atualmente o valor cheio é de 40% sobre o valor depositado, devido ao colaborador demitido. Já para as empresas que contratarem, o governo pretende reduzir a multa da rescisão e do FGTS no primeiro ano de contrato.

Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos públicas