Lula e Alckmin serão diplomados na segunda-feira (12)

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) serão diplomados presidente e vice-presidente do Brasil, respectivamente, na segunda-feira (12). A cerimônia ocorre na sede do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em Brasília.

O evento marca o encerramento do processo eleitoral e será conduzido pelo presidente do tribunal, ministro Alexandre de Moraes. Já a posse de Lula e Alckmin acontece em 1º de janeiro de 2023.

Segundo o presidente eleito, após a diplomação, outros nomes de ministros do futuro governo serão anunciados. Até o momento, Fernando Haddad foi anunciado para a Fazenda, Rui Costa para a Casa Civil, Flávio Dino para a Justiça e Segurança Pública, José Múcio Monteiro para a Defesa e Mauro Vieira para as Relações Exteriores.

Lula irá presidir o Brasil pela terceira vez. Nas duas primeiras oportunidades, foi eleito em 2002 e reeleito em 2006. Já Geraldo Alckmin vai ocupar um cargo político em Brasília pela primeira vez. Ele concorreu ao Palácio do Planalto duas vezes: em 2006, derrotado pelo próprio Lula no segundo turno; e em 2018, derrotado ainda em primeiro turno.

Fonte :Paraná Portal /Foto: Ricardo Stuckert/Lula