UFPR afasta estudante acusado de homofobia, racismo e apologia ao nazismo

Foi afastado cautelarmente pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) o estudante de Direito acusado de praticar homofobia, racismo e apologia ao nazismo. As informações são da BandNews FM Curitiba.

Os crimes investigados teriam sido cometidos pela internet. Usando um perfil de terceiro, o agressor enviou áudios as colegas de turma se referindo a eles como “bichonas” e fazendo uma série de insultos.

Ao ser repreendido, ele manda mais dois áudios, dessa vez fazendo insultos racistas e nazistas. O criminoso afirma que “é branco verdadeiro, de sangue alemão”, diferentemente dos “pardinhos, misturadinhos”.

O aluno ainda se refere a si mesmo como “ariano”, termo adotado pelo regime nazista como um conceito central da ideologia. Desde então, a palavra vem sendo usada por supremacistas para rotular brancos não-judeus.

Segundo a UFPR, um processo administrativo foi aberto para apurar o caso e definir as consequências definitivas. A comissão disciplinar da univerisade afirma que não vai tolerar atos de discriminação ou violência física, verbal ou simbólica.

O caso foi denunciado em uma rede social pela deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT). A parlamentar afirma que o material foi encaminhado ao Ministério Público. ALERTA: o conteúdo a seguir é sensível e contém ofensas graves e criminosas.

Fonte: UFPR / Foto: Divulgação UFPR