Em sabatina, Maria Victoria chama atenção para a sustentabilidade

A candidata a prefeita de Curitiba, Maria Victoria (PP), participou nesta terça-feira (3) da série de sabatinas da rádio Band News FM. Dentre os assuntos tratados, a candidata foi firme em chamar atenção para a sustentabilidade e a preocupação com o futuro do planeta.

“A sustentabilidade para mim é prioridade. Sou autora do projeto de lei do hidrogênio renovável, que une respeito ao meio ambiente e desenvolvimento econômico. As futuras gerações dependem que sejamos corretos e responsáveis com os recursos naturais”, alertou.

Uma das propostas que Maria Victoria pretende implementar em Curitiba são os chamados Jardins Filtrantes. Eles se constituem em uma solução inovadora e sustentável que utiliza plantas para despoluir águas de rios, lagos e córregos urbanos. As plantas limpam e auxiliam na absorção da água das chuvas.

“A gente viu o que aconteceu no Rio Grande do Sul e podemos propor para evitar isso. Hoje a previsão é chegar a 32º graus, no início de setembro. Curitiba nunca passou por isso”, constatou durante o programa.

TRANSPORTE – Sobre o transporte coletivo, Maria Victoria seguiu na linha de aliar economia ao meio ambiente. “Estamos propondo congelar a tarifa e usar o biocombustível. Vimos em São Paulo uma grande frota que não tinha como ser carregada e o passivo ambiental do descarte da bateria. Então a nossa proposta é o biodiesel que é mais referência de sustentabilidade para a nossa cidade”, sentenciou.

A meta do plano de governo da candidata é substituir totalmente a frota movida por diesel comum por ônibus que utilizam biocombustíveis. Segundo a candidata, uma solução três vezes mais barata que os veículos elétricos além de reduzir em 90% a emissão de gases poluentes. 

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA – Questionada sobre os altos índices de violência doméstica na capital, especialmente, no bairro Cidade Industrial, Maria Victoria destacou que vai construir uma Casa da Mulher Brasileira na região Sul, ampliar a Patrulha Maria da Penha com a contratação de novos guardas e garantir auxílio financeiro da prefeitura para mulheres vítimas de violência doméstica.

“Muitas não saem de casa e não conseguem por fim ao ciclo da violência por não terem um auxílio financeiro”, explicou Maria Victoria na sabatina.

Sobre o valor, ela estimou em torno de R$ 1 mil. “Curitiba tem uma previsão orçamentária de R$ 14 bilhões. Precisamos priorizar quem mais precisa e essas mulheres precisam”, justificou.

A candidata também falou sobre suas propostas para a guarda municipal, saúde, assistência social, empreendedorismo, defesa da igualdade e acolhimento do público LGBTI+ e a importância das famílias de dependentes químicos autorizarem o internamento involuntário.

BIO – Maria Victoria está no terceiro mandato de deputada estadual. Tem 10 anos de vida pública e mais de 100 leis aprovadas e sancionadas. Foi eleita em 2023 para a segunda-secretaria da Assembleia Legislativa. É a presidente estadual e municipal do Progressistas.

Com leis e iniciativas nas áreas da Educação, Saúde, Doenças Raras e Proteção da Mulher, Maria Victoria tem uma atuação voltada a quem mais precisa. Também defende investimentos em Inovação e Energias Renováveis para gerar novos empregos e oportunidades.

Maria Victoria tem 32 anos, é casada com o advogado Diego Campos e tem três curitibinhas: Maria Antonia, Maria Valentina e Maria Stefânia.