Escalada da violência é gatilho de Bolsonaro, aponta Zeca Dirceu

O deputado Zeca Dirceu (PT) reafirmou nesta sexta-feira, 15, que o gatilho da escalada da violência é do presidente Jair Bolsonaro. Zeca Dirceu disse que a população assiste transtornada uma série de crimes bárbaros que ceifam vidas e também maculam, de forma indelével, a todos, principalmente crianças, mulheres e negros. “Em uma semana, somente no Paraná, tivemos um crime de ódio e assassinato em Foz do Iguaçu; em Piraí do Sul, um jovem mata quatro pessoas e atira em uma mulher grávida; e ontem, um policial massacra a própria família no oeste. Estamos vivendo em plena barbárie, causada e incentivada pelo próprio presidente da República”, disse.

“Esse culto à violência, de resolver qualquer diferença a bala, o discurso de ódio, preconceito, racismo, homofobia, misoginia e uma série de outras agressões e ameaças têm nome e sobrenome: Jair Bolsonaro. É preciso pacificar o país e não há mais como assistir passivamente. É preciso que todas as instituições reajam e se mobilizem contra este estado de violência”, completa Zeca Dirceu.

Segundo o deputado, há uma ação deliberada do governo federal contra a cultura da paz e que estimula o confronto e pretende a conflagração do país. “Todos esses casos no Paraná são tristes, cruéis e dolorosos para todos. Mães, pais, irmãos, e filhos mortos de forma tão atroz, nunca vista antes. Não podemos aceitar a banalização da violência que faz parte da vida”, disse.

“Há de parar com essa história de estar no lugar errado e na hora errada. As pessoas moram e vivem no seu bairro, na sua comunidade. Elas têm que ser respeitadas e tratadas com cidadania. O Brasil vive a pior quadra da sua vida. É a fome, é a miséria, é a violência, é a verdadeira barbárie que atinge a maioria da população”, completa.