Futuro de Francischini está nas mãos do STF

Está nas mãos do ministro Kássio Nunes Marques do Supremo Tribunal Federal (STF) o futuro político do ex-deputado estadual Fernando Francischini (União).

Francischini ingressou com um recurso na mais alta Corte do país para reverter a condenação imposta no ano passado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele foi cassado por divulgar fake News na eleição de 2018. Além de perder o mandato na Assembleia Legislativa ele ficou inelegível por oito anos.

Recordista de voto na história da Assembleia Legislativa do Paraná, com quase 430 mil votos, Francischini fez uma live minutos antes de encerrar a votação levantando dúvidas sobre a segurança das urnas eletrônicas.

Ele foi absolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), mas acabou condenado pelos ministros do TSE – tornando-o o primeiro deputado cassado por divulgar notícias falsas.

O recurso foi distribuído por prevenção para Nunes Marques após decisão do ministro e presidente da Corte, Luiz Fux. Na decisão, Fux argumentou que o colega já era relator de outra ação apresentada por Francischini sobre o mesmo tema. , o presidente da corte, Luiz Fux, decidiu que o ministro será também o responsável por esse processo.

Blog Politicamente