Zeca Dirceu está de malas prontas para trocar Brasília por Curitiba

por Cristina Esteche

Há algo novo pairando sobre o cenário político de Curitiba. Isso porque deputado federal Zeca Dirceu (PT) vai trocar sim, Brasília por Curitiba. E não é apenas para morar na capital paranaense, mas com a intenção de disputar a Prefeitura da capital paranaense. Ele mesmo confirmou essa decisão ao blog e anunciou que até dezembro transfere o domicílio residencial e também eleitoral. Líder da bancada petista na Câmara Federal, Zeca Dirceu passa o bastão em janeiro de 2024. Isso porque há um acordo de rodízio entre a bancada do PT.

Dentro do PT a disputa interna vai ser com a deputada Ana Júlia. Jovem, dona de uma oratória ímpar pelo conhecimento que possui, ela é reconhecida por outras deputadas como sendo ‘muito inteligente’. No entanto, no início da carreira política, ela ainda não é páreo para o deputado que possui longa bagagem e é muito próximo do Presidente Lula. Contatos à parte, Zeca Dirceu entende que como prefeito de Curitiba pode atender muito melhor o povo pobre da capital, os pequenos e médios negócios. E ainda ter um sistema de transporte público mais barato e moderno.

Essas são as motivações para essa mudança. “O fato de eu ter tido êxito grande como prefeito, me motiva também. E se em uma cidade do interior eu consegui fazer uma gestão premiada, claro que na capital, onde tem muito mais recursos e condições, eu faria muito melhor”. O deputado elegeu-se prefeito de Cruzeiro do Oeste em 2004 com 72% dos votos. Foi reeleito quatro anos depois com apoio de 70% do eleitorado.

Bem, se esse novo quadro for confirmado, a peleia em 2024 promete ser boa. De um lado, o também deputado federal Deltan Dallagnol promete ser o candidato da direita. E pelos comentários que circulam, a intenção é preparar o terreno para o senador Sergio Moro, na sucessão de Ratinho Junior, que pretende voos bem mais altos. Quanto a Zeca Dirceu há algo mais rondando o Palácio Iguaçu.