HU de Cascavel fará mutirão de de cirurgias para minimizar superlotação

O Hospital Universitário de Cascavel dará início nos próximos  dias a um mutirão de cirurgias como forma de minimizar a superlotação, ocasionada pelo recente fechamento do antigo Hospital Nossa Senhora da Salete. Foi o que ficou definido durante uma reunião emergencial realizada em pleno domingo (19), com a participação de representantes da Unioeste e da Secretaria de Estado da Saúde.

“Temos de ressaltar dois pontos essenciais: esta é uma ação que possui precedentes históricos. São medidas comuns em momentos de grandes festividades, onde infelizmente registramos uma alta nas demandas da rede de Urgência e Emergência. Por isso, realizamos este contato com o Hospital Universitário, que prontamente se colocou a disposição para atuar neste mutirão de cirurgias” destacou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

“Nossa ligação com a secretaria possui profundas raízes, com uma parceria que se tornou ainda mais considerável durante o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Estes mutirões, que devem se iniciar amanhã, permitem um novo fluxo para a fila de espera de cirurgias da rede de Urgência e Emergência, desafogando as Unidades de Pronto Atendimento e garantindo maior capacidade de operação para toda a Região Oeste”, ressaltou o reitor  Alexandre Weber. Também ficou definido que a área de abrangência da 10ª Regional de Saúde receberá a habilitação de novos leitos nos próximos dias.

OPERA PARANÁ

Mesmo com a pandemia, o Estado do Paraná realizou mais de 1,5 milhão de cirurgias eletivas desde 2019. No último ano, a Estado deu início ao maior programa de cirurgias eletivas da história, o Opera Paraná, com um aporte de R$ 150 milhões. A segunda fase do programa, prevista para ter início ainda neste ano, também receberá o mesmo investimento.

Fonte: Alerta Paraná