Paraná inicia 2025 com 68 transplantes
O ano de 2025 mal começou e o Paraná já registrou 68 transplantes de órgãos. Esse é o maior número de procedimentos realizados no mês de janeiro desde 2011, quando contabilizou nove procedimentos. Desde então, a média dos últimos 14 anos foi de 44,14 para esse período.
De acordo com o Sistema Estadual de Transplantes do Estado (SET), no mês passado houve 44 transplantes de rim, 21 de fígado e um de coração, além de dois duplos – um de pâncreas e rim e outro de fígado e rim. Também foram transplantadas 82 córneas. O primeiro realizado em 2025 foi de rim, no dia 1º de janeiro, em Curitiba. O receptor foi um homem de 53 anos.
Os números refletem o compromisso do Governo do Estado com a população, oferecendo uma nova chance de vida aos pacientes em estado crítico, além da manutenção de uma rede eficiente de doação, captação, transporte de órgãos e conscientização.
O Estado conta com uma estrutura robusta para realização dos procedimentos. São 34 equipes transplantadoras de órgãos, 72 equipes transplantadoras de tecidos (córneas, valvas cardíacas, musculoesqueléticos, pele e medula óssea), cinco laboratórios de histocompatibilidade, três laboratórios de sorologia e três bancos de tecidos, sendo dois de tecidos oculares e um de multitecidos (córneas, valvas cardíacas, musculoesquelético e pele).
Foto: Albari Rosa/Arquivo AEN
