Profissionais da enfermagem recebem homenagem na Alep

A solenidade alusiva ao Dia Mundial da Enfermagem aconteceu nessa segunda-feira (13) no Plenarinho da Assembleia Legislativa, por proposição da deputada Flávia Francischini (União Brasil). A data é comemorada no dia 12 de maio em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. No Brasil, o decreto federal nº 2956 de 10 de agosto de 1938, instituiu o ” Dia do Enfermeiro “, marcando a data de 12 de maio para prestar homenagens especiais à memória de Ana Neri, primeira enfermeira a se alistar voluntariamente para atender conflitos junto às Forças Armadas.

A proponente do evento, deputada Flávia Francischini (União Brasil), afirmou que “celebrar e homenagear aqueles que são os verdadeiros heróis e que realizam um trabalho incrível é muito emocionante. Toda dedicação que estes profissionais demonstram diariamente, mostra que são engrenagens fundamentais em nosso sistema de saúde, mantendo-o em funcionamento mesmo nos momentos mais desafiadores”.

“Ontem, dia 12, foi o Dia Mundial dos Enfermeiros e da Enfermagem, e por isso estamos aqui para reconhecer o papel que todos estes profissionais de enfermagem desempenham na promoção da saúde, na prevenção de doenças e especialmente o pilar de tudo isso, o cuidado e o amor que têm pelo próximo”, completou a deputada Francischini

O Paraná tem 140 mil enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e no Brasil, são 2,8 milhões de enfermeiros que atuam em todos os níveis da atenção da saúde – da prevenção de doenças à reabilitação e cuidados paliativos.

O governador em exercício Darci Piana ressaltou que “todas as profissões são nobres, mas tem algumas profissões que são mais nobres do que outras. É o caso dos profissionais de enfermagem. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) se coloca como protagonista da profissão por oferecer, através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) cursos de formação em Enfermagem e Especialização Técnica em Enfermagem de Urgência e Emergência”.

Darci Piana parabenizou a iniciativa da deputada Flávia Francischini e destacou que “ninguém lembra do enfermeiro até que precise e somente nesse momento que a gente dá valor, quando a dificuldade aparece. Aí os profissionais de enfermagem surgem amenizando o sofrimento daqueles que mais precisam. Diante dessa tragédia que aconteceu no rio Grande do Sul, tenho plena certeza que os enfermeiros estão fazendo um trabalho extraordinário para amenizar o sofrimento dos nossos irmãos gaúchos”.

Foto: Valdir Amaral