SUS retoma segunda dose de reforço contra a poliomielite a partir de agosto
O Sistema Único de Saúde (SUS) voltará a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a poliomielite em crianças menores de cinco anos. A mudança passa a valer em 3 de agosto e restabelece o esquema vacinal adotado até 2024, agora exclusivamente com a vacina inativada injetável. O calendário prevê três doses aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de reforços aos 15 meses e aos 4 anos, ampliando a proteção contra a doença.
A decisão foi recomendada pela Câmara Técnica Assessora em Imunizações e comunicada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Especialistas alertam que, embora o Brasil esteja livre da circulação do vírus há 37 anos, surtos registrados em outros países mantêm o risco de reintrodução da doença. Entre 1968 e 1989, o país contabilizou mais de 26 mil casos de poliomielite. A vacinação continua sendo a principal forma de prevenção contra a enfermidade, que pode atingir o sistema nervoso, provocar paralisias permanentes e até levar à morte.
