Anvisa facilita importação direta de medicamentos para intubação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai permitir a importação direta de insumos por hospitais e redes hospitalares para agilizar o acesso a medicamentos de intubação e equipamentos de suporte ventilatório.

A intenção é facilitar o acesso a medicamentos utilizados em UTI para intubação, entre outros procedimentos. Segundo a Anvisa, as medidas regulatórias emergenciais ainda serão detalhadas, mas elas garantirão a flexibilização de critérios para a aquisição desses insumos.

Em pelo menos 18 estados, o chamado “kit intubação” dura, no máximo, 20 dias. A informação foi dada na última quinta-feira pelo Fórum de Governadores. No mesmo dia, os governadores encaminharam ofício ao Ministério da Saúde para solicitar a compra emergencial de medicamentos para intubação.

As medidas regulatórias emergenciais da Anvisa ainda serão detalhadas, mas elas garantirão a flexibilização de critérios para a aquisição desses insumos. Ainda nesta sexta, a Anvisa afirmou que empresas fornecedores de insumo sem registro na agência devem entrar em contato com o órgão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *