Coluna ADI 31/03/2021

Aline Sleutjes (PSL-PR)- Foto: crédito/assessoria

Na presidência
Uma representante de Castro assumiu a presidência da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara Federal. Aline Sleutjes (PSL-PR)   está em seu primeiro mandato como deputada federal, mas já foi vereadora no seu município durante dois mandatos, além de ter concorrido ao cargo de prefeita e vice-prefeita. Os paranaenses estão muito bem posicionados no legislativo federal quando o assunto é agronegócio.

Vice presidente
O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, foi eleito  para integrar a diretoria do Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras) como vice-presidente para cidades não capitais da Região Sul do Brasil. A proposta do Conectar, idealizado pela FNP (Frente Nacional dos Prefeitos), é adquirir as vacinas necessárias à imunização contra a Covid-19, além de insumos e medicamentos.

Novos caminhos
O presidente do Conselho Superior da Faciap, Marco Tadeu Barbosa, foi indicado para o cargo de titular do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, órgão ligado ao Ministério da Economia.  ”Pelo momento que estamos vivendo temos que buscar outros caminhos e, principalmente, dar suporte às pequenas empresas. Esse é o principal objetivo desse projeto”, diz Marco Tadeu.

100% paranaense
O Brasil pode ganhar no ano que vem uma vacina contra a Covid-19 integralmente desenvolvida no Paraná. Criado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), o imunizante está sendo desenvolvido por professores e cientistas da instituição e já demonstrou títulos de anticorpos comparáveis e até superiores aos reportados pela vacina AstraZeneca/Oxford. O imunizante está em estudos na fase pré-clínica realizados em camundongos.

Em queda
O industrial paranaense está menos otimista desde o início do ano, segundo estudo da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Pelo terceiro mês seguido, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu, chegando a 54,4 pontos. São 8,5 pontos abaixo do resultado de fevereiro (62,9).  

Máscara antiviral
O Senai está trabalhando em parceria com a indústria paranaense Heide Extratos Vegetais para desenvolver uma máscara antiviral com micro e nanocápsulas de ingredientes naturais para proteção contra o coronavírus.   “Reconhecendo a abundância dos recursos naturais do Brasil e aliando tecnologia, estamos desenvolvendo um produto de grande utilidade na saúde pública nesse momento”, destaca  Ana Carolina Winkler Heemann, farmacêutica, cofundadora e diretora técnica da Heide.

Alta
O ex-diretor geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, recebeu alta hospitalar. O engenheiro passou 14 dias internado com covid-19 e chegou a ser intubado. A informação foi divulgada pela família que, em nota,  agradeceu a todos os profissionais do Hospital Angelina Caron, onde o engenheiro foi atendido e a todos que torciam pela recuperação de Samek.

Recuperação
Após quedas consecutivas entre o fim de 2020 e o início deste ano, o setor de lácteos começou a esboçar reação em março.  A projeção é de que o valor de referência do leite padrão – usado como base na negociação entre produtores e a indústria – avance 1,78%, chegando a R$ 1,6045. Os números foram apresentados durante reunião do Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Paraná (Conseleite-PR).  

Com Covid
O quadro clínico do vereador de Curitiba, Serginho do Posto (DEM), teve piora e o parlamentar teve que ser encaminhado para a UTI do Hospital Santa Cruz, onde está internado desde 21 de março com Covid-19. Serginho do Posto tem 53 anos e cumpre o quinto mandato seguido como vereador.  

Com Vacina!
O prefeito Rafael Greca (DEM) afirmou que as aulas presenciais da rede municipal só serão retomadas em Curitiba depois que todos os professores forem vacinados.  Conforme o plano municipal de imunização, os professores fazem parte do grupo quatro para receber o imunizante, na categoria de trabalhadores essenciais, mas não há data prevista para a aplicação de doses neste grupo.

FunCafé
O Conselho Deliberativo de Política do Café (CDPC) aprovou o orçamento recorde de R$ 5,9 bilhões do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé). A decisão ainda será convertida em uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN).  

20 anos
O Corredor Ecológico Santa Maria, um dos projetos ambientais mais importantes para a preservação do meio ambiente no Oeste do Paraná, está completando 20 anos em 2021. Trata-se de um dos poucos corredores ecológicos estabelecidos com força de lei no Brasil e é resultado da atuação de diversas instituições locais, estaduais e federais que atuaram em parceria com proprietários de terra que cederam áreas para o projeto.

Pedido de Socorro
Prefeitos e prefeitas de municípios brasileiros pediram socorro. Em um vídeo, produzido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em parceria com a Vital Strategies, chefes do Executivo local retrataram a situação atual do país. O objetivo do apelo é destacar, na mídia nacional e internacional, que prefeitas e prefeitos brasileiros estão empenhados em enfrentar a COVID-19 amparados na ciência.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *