Foz do Iguaçu receberá o Centro Pompidou Paraná, primeiro museu satélite das Américas

Centro Pompidou PaO futuro museu internacional de arte, batizado oficialmente como Centro Pompidou Paraná, será instalado em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, consolidando-se como a primeira unidade satélite das Américas do renomado Centre Pompidou, de Paris. A parceria foi oficializada no dia 28, em Paris, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e o presidente do museu francês, Laurent Le Bon. Esta iniciativa insere Foz do Iguaçu na estratégia internacional da instituição, que já possui unidades em cidades como Málaga, Bruxelas, Xangai e Alula, e, em breve, Seul.

Com um investimento aproximado de R$ 200 milhões pelo Governo do Estado, o Centro Pompidou Paraná será construído ao lado do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, em um terreno cedido pela CCR Aeroportos, com previsão de inauguração para 2027. O acordo firmado estabelece uma cooperação inicial de cinco anos com o museu francês, que, desde 2022, já oferece apoio técnico para o desenvolvimento do conceito curatorial, arquitetônico e das ações educativas voltadas à formação de públicos, professores e profissionais da cultura.

O projeto, fruto de quatro anos de trabalho conjunto entre o Governo do Paraná e a fundação do Centre Pompidou, é considerado um marco cultural para o Brasil e a América Latina, destacando o pioneirismo do Estado na instalação de um museu internacional de arte. Além disso, a iniciativa integra a Temporada França-Brasil 2025, que celebra os 200 anos de laços culturais entre os dois países, reforçando a posição do Paraná e de Foz do Iguaçu como protagonistas na cena artística e cultural mundial.