Ney Leprevost propõe exame anual de aptidão para renovar porte de arma

Entre os anos de 2020 e 2021, a cada três ou quatro dias, um policial militar tirou a própria vida no Brasil.

A quantidade de suicídios entre agentes da polícia aumentou cerca de 55% neste período, resultando em um número superior ao de policiais mortos em confronto, segundo levantamento do 16º Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Preocupado com o aumento dos casos de suicídio e com a saúde mental dos agentes das forças de segurança, o deputado Ney Leprevost vai protocolar na Câmara Federal projeto de lei propondo a realização anual gratuita de exame de aptidão psicológica para porte de armas por agentes das forças de segurança, custeado pelas instituições da qual fazem parte.

A proposta estabelece a realização de exame de aptidão psicológica expedido por psiquiatra ou psicólogo com registro no Conselho Regional da sua categoria , com data de até 90 dias anterior à emissão ou renovação do porte. Quando o agente da força de segurança não for aprovado no teste, a sua instituição de origem deverá fornecer-lhe atendimento psiquiátrico ou psicológico sem ônus financeiro para o mesmo até que esteja apto para o pleno exercício da profissão.

Para Leprevost: “A saúde dos policiais não pode ser negligenciada. A periodicidade anual do exame de aptidão psicológica para forças de segurança é de extrema importância para garantir o acompanhamento e cuidado da saúde mental destes profissionais que sofrem grande pressão diária em sua missão de proteger e cuidar dos cidadãos”.

Fonte:Arouldo Murá/Foto ilustrativa: Pixabay