O futuro do setor elétrico e o papel da Itaipu Binacional

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, participou do painel “Qual o futuro do setor elétrico com as mudanças no ambiente de contratação, novos arranjos e com os avanços tecnológicos? Visão dos CEOs”, realizado no Fórum Brasileiro de Líderes em Energia 2025, no Rio de Janeiro. Ao lado do diretor financeiro da usina, André Pepitone, Verri destacou a importância da produção contínua de energia por parte da hidrelétrica, especialmente diante do crescimento das fontes intermitentes, como solar e eólica.

Segundo ele, as hidrelétricas são fundamentais para garantir a segurança energética do país, sendo produtoras de “energia firme”. Verri também ressaltou os investimentos em inovação e atualização tecnológica da usina, que permitirão aumentar a produtividade sem necessidade de novas estruturas, com potencial para reduzir o custo da energia no Brasil.

O painel contou ainda com a participação de líderes de grandes empresas do setor, como Eletrobras, SPIC Brasil, Enel, Auren, CPFL e Eneva, com moderação de Elisa Bastos, do ONS. O evento, promovido pela Forbes com apoio da Dominium Produções, segue até esta sexta-feira (11), com discussões sobre ESG, transição energética e novos modelos de mercado.

Foto: Renato Sordi/Itaipu Binacional