Secretaria da Justiça determinará a disponibilização de água potável gratuita em grandes eventos no Paraná
A Secretaria da Justiça e Cidadania, através do Procon-Pr convocará, na próxima semana, as empresas responsáveis pelos grandes eventos que têm sido realizados no Paraná, para garantir o cumprimento da Portaria 35/23, da Secretaria Nacional do Consumidor, que estabelece estratégias para garantir a saúde dos consumidores em eventos de grandes proporções.
Segundo o Secretário da Justiça, Santin Roveda, as “altas temperaturas nos últimos dias, têm acendido um alerta em relação ao bem estar dos consumidores em eventos como os grandes shows que têm acontecido em Curitiba e em todo o estado. E é inaceitável que os consumidores fiquem privados, nessas situações, do acesso à água potável, de forma fácil e imediata”.
A Portaria 35/23 obriga a instalação de “ilhas de hidratação” de fácil acesso a todos, em qualquer caso, sem custos adicionais ao consumidor.
Além disso, os organizadores devem garantir a estrutura necessária para resgate de participantes e permitir que os consumidores possam entrar nos eventos com garrafas de uso pessoal que possam ser reabastecidas com água, sem custo, em bebedouros de fácil acesso.
Claudia Silvano, Coordenadora do Procon-Pr destaca que mesmo que haja venda de alimentos e bebidas nos eventos, o acesso gratuito de água potável deve ser garantido pelos organizadores dos eventos.