Uenp prorroga inscrições até 6 de maio e adia vestibulares

A Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná), em função do recrudescimento da pandemia, adiou a prova do vestibular para 20 de junho. Com isso, foi prorrogado o prazo para inscrições, que seguem até 6 de maio. O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou nesta segunda-feira, 15, que a importância das universidades paranaenses adotarem medidas que diminuam a circulação de pessoas e, por consequência, a circulação do coronavírus.

O deputado lembra que a decisão é de todas as universidades estaduais pelo adiamento das datas das provas dos vestibulares. “Neste momento de pandemia, é preciso dedicar esforços de prevenção ao vírus, na ampla vacinação de grupos de risco e profissionais da educação”.

A Uenp adiou também as provas do vestibular dos povos indígenas para os dias 18 e 19 de julho de 2021. Além da Uenp, que em 2021 é responsável pela organização do processo seletivo, o vestibular envolve também a UEL (Londrina), UEM (Maringá), UEPG (Ponta Grossa), Unioeste (Oeste), Unicentro (do Centro-Oeste), Unespar e a UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Romanelli acrescenta ainda que o retorno às aulas presenciais nas escolas estaduais também foi suspenso, pelos mesmos motivos. O retorno será decidido após avaliações diárias da situação dos hospitais e dos casos de Ccvid-19. “É uma decisão acertada do governador Ratinho Júnior e que conta com meu apoio. As aulas vão continuar de forma remota com os encontros virtuais realizados pelos professores no horário combinado no calendário da unidade educacional, sem prejuízo da formação educacional de milhares de jovens e adolescentes”, explica.

Cotas — A Uenp oferta 1083 vagas em 27 cursos de graduação nos campi de Jacarezinho, Cornélio Procópio e Bandeirantes. Do total de vagas disponíveis, 40% são reservadas para alunos cotistas –  20% para candidatos que tenham cursado todo ensino médio em escola pública (cotas sociais) e outros 20% para autodeclarados negros e que também tenham cursado todo ensino médio em escola pública (cotas sociorraciais).

Em Jacarezinho, são 540 vagas disponíveis para os cursos de Ciências Biológicas (32), Filosofia (45), História (32 vespertino, 32 noturno), Letras Português/Espanhol (32), Português/Inglês (32), Matemática (40), Pedagogia (44 vespertino, 44 noturno), Educação Física (36 bacharelado, 36 licenciatura), Fisioterapia (36), Odontologia (36) e Direito (63).

O campus de Cornélio Procópio oferece 357 vagas nos cursos de Administração (80), Ciências Contábeis (80), Ciências Econômicas (20), Ciências Biológicas (20), Geografia (30), Letras (Português/Inglês 32), Matemática (35) e Pedagogia (32 noturno, 28 vespertino).

Já em Bandeirantes, as ofertas são para os cursos de Agronomia (40), Ciências Biológicas – licenciatura ou bacharelado (40), Ciência da Computação (24), Computação (20), Enfermagem (22) e Medicina Veterinária (40), totalizando 186 vagas ofertadas.

As inscrições podem ser feitas até 6 de maio exclusivamente pela internet no endereço vestibular.uenp.edu.br. A taxa de inscrição é de R$140,00.

Universidades — Além da Uenp, a UEM (Universidade Estadual de Maringá) também adiou as provas do vestibular para os dias 23 e 24 de maio. Na UEPG, o vestibular foi reagendado para os dias 2 e 3 de maio, e as provas do PSS I, II e III devem ser aplicadas em 16, 23 e 30 de maio.

A Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) e a Unespar (Universidade Estadual do Paraná) devem divulgar a nova data do vestibular somente na próxima semana, enquanto que na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) o vestibular será somente em julho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *