Fomento Paraná incentiva empreendedorismo feminino

Na foto, a diretora administrativa e financeira da Fomento Paraná, Mayara Puchalski – Curitiba, 08/03/2021 – Foto: Divulgação Fomento Paraná

A Fomento Paraná vem aumentando o número de mulheres no quadro de colaboradores e nos cargos de gestão nos últimos anos, trazendo uma nova visão à tomada de decisão de crédito. Ao mesmo tempo, a instituição financeira tem olhado, sob orientação do Governo do Estado, para as mulheres empreendedoras com linhas especiais.

“A participação maior de mulheres na Fomento Paraná tem muita relação com o novo papel da mulher no mercado de trabalho. E a mescla é muito salutar uma vez que algumas habilidades femininas vem complementar um quadro predominantemente masculino”

Mayara Puchalski, diretora administrativa e financeira da instituição financeira estadual desde 2019.

EMPREENDEDORISMO FEMININO – Dados do Sebrae mostram que mais da metade dos novos negócios são abertos por mulheres, especialmente no setor de serviços. A maioria empreende por necessidade, para cuidar dos filhos e sustentar a família. Quase todas precisam começar do zero, sem recursos, ou com alguma poupança familiar, pois pouquíssimas têm acesso a crédito para iniciar a atividade.

Além de valorizar a presença e o trabalho da mulher, a Fomento Paraná desde 2019 é responsável por uma política pública de incentivo ao empreendedorismo feminino facilitando o acesso ao crédito para mulheres empreendedoras paranaenses, para gerar emprego e renda. O programa Banco da Mulher Paranaense se apoia em dados que mostram que mulheres empregam mais mulheres e dessa forma busca combater o efeito das crises no emprego feminino, que é sempre mais sensível.

Duas linhas de crédito foram criadas sob a marca de Banco da Mulher Paranaense, lançado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, e já contabilizam quase R$ 50 milhões em empréstimos e financiamentos para atender em torno de 4 mil empreendedoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *