Emenda do deputado Hussein Bakri vai garantir nova sede do CRAS de Marechal Rondon

A Secretaria de Estado das Cidades autorizou a prefeitura de Marechal Cândido Rondon a licitar a construção da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Os recursos disponibilizados para a obra, no valor de quase R$ 848 mil, são oriundos de emenda parlamentar do Líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri.”O CRAS tem um papel importantíssimo pois é a porta de entrada da assistência social para as pessoas em situação de vulnerabilidade. São locais que oferecem apoio, serviços, orientações sobre direitos, benefícios sociais, saúde da mulher, como proceder em casos de violência doméstica. Por isso, batalhamos junto ao Governo Ratinho Junior para a liberação desse recurso a Marechal”, destacou Hussein Bakri.

Com a construção da sede própria do CRAS na Rua Castelo Branco, a prefeitura não precisará mais pagar o aluguel do imóvel onde funciona a instituição atualmente. “Trabalhamos muito por essa conquista ao longo do ano passado em parceria com o prefeito Marcio Rauber e com a secretária municipal de Assistência Social, Josiane Rauber. E, de certa forma, essa notícia vem como um presente, já que o CRAS de Marechal completa 14 anos nesta quarta-feira”, ressaltou o Líder do Governo.

O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), no qual uma equipe de assistente social e psicólogo realiza atendimentos particularizados ou em grupo com o objetivo de fortalecer a família no cumprimento de seu papel protetivo e na superação das situações de vulnerabilidade. Essas famílias podem ainda acessar diversos benefícios, como auxílio alimentação, kit verde, carteirinha do autista, passe livre, entre outros.

O CRAS também oferece atendimento para inclusão ou atualização do Cadastro Único, que é o cadastro utilizado pelo poder público para a oferta de uma série de programas: Bolsa Família, tarifa social de energia elétrica, isenção de taxas de concurso público, Leite das Crianças, Carteira do Idoso, Identidade Jovem, entre outros.